Quais as sensações?

Quais as sensações?
Essa é uma frase neutra e não indutiva muito utilizada nas sessões da Terapia Morfoanalitica. A sensação é o fenômeno psiquico, que resulta da ação da luz, do som, do calor, da ação mecânica sobre os orgãos dos sentidos. Existe uma relação causal entre o estímulo exterior e o estado psicológico ao qual designamos sensação.

As sensações podem ser de origem externas e internas.
Sensações externas: refletem as propriedades e aspectos isolados das coisas e fenômenos que se encontram no mundo exterior (visuais, auditivas, gustativas, olfativas e táteis)


Sensações Internas: refletem os movimentos de partes isoladas do próprio nosso corpo e o estado dos órgãos internos, ou seja, a sensibilidade geral. E podemos dividi-las em:


• Motoras (receptores nos músculos e tendões);
• Equilibrio (receptores no ouvido interno);
• Proprioceptivas;

Em epistemologia, a sensação é o impacto de um corpo exterior ao corpo de um animal no corpo do animal. Sensação é reação física do corpo ao mundo físico, sendo regida pelas leis da física, química, biologia, etc. que resulta na ativação das áreas primárias do cortéx cerebral.

Nosso organismo recebe constantemente um numero infinito de estímulos (sensações),sendo que interpretamos somente os necessários. Os estímulos (sensações) recebidos serão iguais para todos, o que muda é a percepção.

Embora por vezes se considere a sensação como o ponto de partida para a construção da experiência e do saber, ela não é, no entanto, um dado imediato da consciência: a sensação só se apresenta ao nosso espírito sob uma forma mais complexa, a forma de percepção. Apenas podemos falar de sensações nas percepções se as considerarmos em si mesmas, sem considerar o que significam.

Relacionados Artigos